ACTUALIZAÇÃO

Construindo con a Música

Music Hackathon em Maputo

Actualização de Agosto 2024

A indústria musical reúne-se em Maputo para 2 dias de conferência, música e debate, sem esquecer a prémios: seis crianças tiveram a oportunidade de vir a Itália!

Como nasceu o primeiro Music Hackathon em Moçambique? Desde que começou a aventura do projeto Construir Com a Música, deparamo-nos frequentemente com os desafios e problemas que assolam a indústria musical Moçambicana. Durante o mês de março de 2024, realizámos um inquérito sobre questões da indústria musical Moçambicana, perguntando aos profissionais da indústria e às partes interessadas quais eram os desafios urgentes a serem enfrentados. Analisando as respostas ao questionário recebidas, surgiram as seguintes áreas como as mais urgentes:

  • Direitos autorais e direitos conexos;
  • Gestão de projetos;
  • Networking.

Daí surgiu a ideia de organizar o primeiro Music Hackathon em Moçambique que decorreu em Maputo nos dias 21 e 22 de Junho 2024. O principal objetivo deste evento foi reunir profissionais de diversos setores (criativo, cultural, tecnológico, empreendedor, startup, etc.) para encontrar soluções inovadoras e participativas para desafios da indústria musical moçambicana. Isto foi possível graças ao envolvimento de muitos parceiros líderes do seu setor: NoOx WorldWide, Sheer Publishing Africa e Music Innovation Hub entre os principais, que disponibilizaram alguns prémios. Na verdade, tal como acontece com a maioria dos hackathons, os participantes aproveitaram participar duma competição de grupo para os vencer.
O desafio colocado aos participantes foi o de encontrar ideias de empresas inovadoras para resolver aquelas que são as questões críticas do mercado musical e cultural em Moçambique.

Na primeira parte do evento foi iniciado um processo de troca de feedback através de painéis e reuniões com especialistas do setor, primeiro, brainstorming de grupo entre várias figuras profissionais (programadores, intelectuais, artistas, empresários, designers, entusiastas, etc.). No segundo dia, a comissão de julgamento avaliou as propostas de ideias apresentadas pelos participantes/grupos. Os dois grupos vencedores, mais uma cuja ideia foi avaliada particularmente digna, são agora orientados através de um processo semanal de formação com algumas das organizações e parceiros envolvidos.

Um dos grupos teve ainda a oportunidade de ir a Itália em Novembro para participar e apresentar a sua ideia no Linecheck Festival da Milan Music Week (realizado pelo Music Innovation Hub). A ideia deles também será acelerada pela Music Innovation Hub Academy e participará em painéis, workshops ad hoc, sessões de mentoria e networking, ao mesmo tempo, irá mostrar as competências empreendedoras e criativas através da oportunidade de actuar perante especialistas internacionais.
Para além da competição, o Music Hackathon teve também como objetivo celebrar a indústria musical criativa Moçambicana através de momentos de união e concertos. Para participar destes eventos foi publicado um formulário de candidatura e um júri foi responsável pela seleção dos melhores músicos que tiveram a oportunidade de concorrer a um prémio oferecido pela Sheer Publishing Africa e pela NoOx Mundialmente.

Durante as duas noites, 8 artistas selecionados atuaram e foram avaliados pelos membros da comissão representou os setores público e privado das indústrias criativas e musicais, tanto a nível nacional quanto internacional.

A próxima edição será realizada em Maputo, novamente no verão de 2025: o evento foi um sucesso e os parceiros renovaram o interesse em participar nesta segunda edição, que tem como ambição envolver outras cidades para além de Maputo, e incentivar o intercâmbio artístico entre os países vizinhos, especialmente a África do Sul e o Zimbabué.

Construindo com a Música é um projecto criado pela AGAPE e pelo Ministério da Cultura e Turismo moçambicano e outros parceiros, entre os quais o Município de Milão, Milano Musica e Diapason Progetti Musicali. O projecto é financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) e pela própria AGAPE. O objectivo é revitalizar e dinamizar o sector cultural e criativo moçambicano. O projeto procura expressar plenamente o seu potencial de crescimento económico e social, incentivando o empreendedorismo e a inovação cultural e tecnológica junto dos jovens.

JUNTE-SE A ESTE PROJETO!

Descubra mais sobre este projecto

[ A.G.A.P.E. MOçAMBIQUE ]