Cremedoce de fronteira

FORMAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Esta empresa social tem um valor triplo: permite que jovens moçambicanos aprendam um novo trabalho, fornece um produto nutritivo às crianças de Ressano Garcia a um preço social e, devido à elevada rentabilidade, cria um fundo para bolsas de estudo universitárias para crianças que desejem estudar.

COMO TUDO COMEÇOU

As Irmãs Scalabrini, das quais a AGAPE é parceira desde 2000, trabalham diariamente para devolver a dignidade aos jovens migrantes: o Centro Scalabrini de Ressano Garcia acolhe-os quando chegam, muitas vezes menores e sozinhos, à cidade. Os nossos mais de dez anos de experiência de trabalho lado a lado levaram-nos a desenvolver uma ideia de negócio diferente e inovadora: abrir uma geladaria solidária que fornecesse a mais jovens a oportunidade de se formarem num emprego de excelência todos os anos.

IMG-20180305-WA0009

Impacto

FORMAÇÃO

Os jovens migrantes que chegam a Ressano Garcia quase nunca conseguem terminar os estudos, porque muito cedo têm de começar a cuidar de si próprias e das suas famílias, e são obrigadas a adaptar-se a qualquer tipo de trabalho, não registado, mal pago, uma verdadeira exploração do trabalho destas crianças. O atelier de gelados permite-lhes adquirir uma experiência real de trabalho e aprender competências que podem voltar a utilizar no futuro.

NUTRIÇÃO

O gelado não é apenas saboroso, é também um alimento saudável e nutritivo para as crianças de Ressano Garcia, frequentemente vítimas de subnutrição: a presença de leite e de ovos garante um bom aporte proteico, o leite fornece também uma boa concentração de sais minerais, especificamente cálcio e fósforo, e algumas vitaminas, como a A e algumas do grupo B, e os açúcares presentes no gelado são todos facilmente absorvidos pelo nosso organismo e representam uma fonte imediata de energia.

FUNDO DE BOLSAS DE ESTUDO

A ideia de financiar um fundo de bolsas de estudo ou de formação profissional com os lucros da geladaria está diretamente relacionada com o objetivo do projeto. Todos os anos, cada vez mais jovens manifestam o desejo de frequentar a universidade porque, com o rápido crescimento económico do país, cresce também o desejo de melhorar a sua própria situação e a da sua família, mas muitas vezes não têm condições para pagar as taxas.

JOVENS TREINADOS
0
KG DE GELADO POR SEMANA
0

O percurso da gelataria

  • 2018 A Irmã Carla, o Damião e o José Maria deslocam-se a Itália durante um mês para aprender os princípios do gelado e da pastelaria;
  • 2019Abertura da gelataria e loja em Ressano Garcia com a participação dos parceiros italianos. As atividades iniciam-se com grande entusiasmo e começamos também a abrir para vendas em Maputo;
  • 2020 – 2021Com a pandemia, a produção sofre um duro golpe e durante muitos meses somos obrigados a parar, afastando-nos do objetivo de sustentabilidade;
  • 2022 – Retomamos a produção com o objetivo de aumentar as vendas em Maputo;
  • 2023 – Procuramos um parceiro em Maputo com o objetivo de abrir um local de produção e venda também na cidade, e dar aos jovens formados e a alguns novos participantes a oportunidade de ter esta experiência numa realidade mais complexa e competitiva;
  • 2024 – Alberto abriu a sua loja de gelados na FEIMA em Maputo, onde os rapazes da Ressano trabalham. Venha visitá-los!
DSC_0051 (2019-05-17T09_22_39.000)
DSC_0359 (2019-10-16T13_33_58.000)

Parceiros

A scuola di gusto
Carpigiani Gelato University
Comet
Comune di Anzola dell’Emilia
Fabbri 1905
Fondazione Bruto e Poerio Carpigiani
Gino Fabbri
Ifi
Irmas Missionarias de Sao Carlos Borromeo – Scalabrinianas
Ministério da Juventude e Desporto
Ministério da Indústria e Comércio
Rotary Club Bologna Valle dell’Idice
Rotary Club POLANA
Rotary Distretto 2072 Emilia Romagna Repubblica di San Marino
Rotary Foundation

JUNTE-SE A ESTE PROJECTO!

Venha provar um gelado na FEIMA em Maputo