TESTEMUNHO
VoluntariACTION!
A minha primeira viagem a Moz
Testemunho de Abril 2023 – Depois de tantos anos na AGAPE, chegou a hora de Lorenzo sair e, como dançarino, assumiu parte do Projeto Entendarte em Moçambique.
“A AGAPE sempre fez parte da minha vida de uma forma ou de outra. Sendo quase da mesma idade, crescemos juntos e ao longo dos anos tenho visto se estruturar, melhorar e evoluir, sempre dando prioridade absoluta à sua missão. Com a maior parte da família envolvida ativamente da associação, repetia-se a pergunta: “E quando você sai em missão?” Até parece que tive que sair para seguir um esquema lógico preciso. Esperei um pouco antes de fazer, para que fosse uma escolha ponderada e consciente, mas acima de tudo funcional para a associação e para as pessoas que eu teria conhecido. Em retrospectiva, estou feliz por ter feito isso.
Durante todo o mês de fevereiro estive em Moçambique, em Maputo, onde trabalhei com a ACCD Machaka e a Escola especial nº2, partilhando o meu trabalho com crianças e adultos bailarino-coreógrafo e experimentando com eles práticas já encenadas pelo Grupo Psukédanza, que colabora com a AGAPE há mais de 10 anos. Através do movimento e do desenho os bailarinos exploraram a sua imaginação, envolvendo-se e dando asas à imaginação, dar razão à sua criatividade.
Com as crianças e adultos da Machaka, que dominam muito bem várias danças tradicionais, desenvolvemos também um trabalho baseado no encontro entre a dança contemporânea e as danças Moçambicanas, num pequeno espetáculo, dia 1 de Março, no Projecto Utopia, no Bairro da Mafalala.
Na Escola Especial nº2, acompanhado pelo Sebastian, um dos rapazes da Função Pública, conheceu crianças e jovens com diferentes deficiências, realizando um trabalho centrado na propriocepção (capacidade de reconhecer a posição e o movimento do próprio corpo no espaço sem o auxílio de vista) e desenho, que apesar das dificuldades dadas pelo número de participantes (tivemos uma relação 1 a 13, quando normalmente é 1 a 3), nos proporcionou momentos muito bonitos.
As minhas intervenções inserem-se no âmbito de vários projetos e iniciativas culturais e artísticas, que a AGAPE desenvolve em Moçambique há vários anos, também em ligação com grupos italianos. Atividades que visam o crescimento pessoal do indivíduo, colocando ênfase na criatividade e no encontro com uns aos outros, fornecendo também novos pontos de vista para compreender o mundo e a sociedade que nos rodeia.
No meu caso, a arte tem sido um verdadeiro elemento aglutinador, uma ponte entre diferentes culturas, que nos deu a oportunidade de nos conhecermos, conversar e muitas vezes brincar sobre muitas coisas, como, por exemplo, o conceito de lentidão. De facto, durante uma improvisação guiada, depois de ter pedido várias vezes para desacelerar, uma criança que se movia rapidamente me disse: “Mas eu vou devagar. Chão estilo moçambicano”. Teria tantas anedotas assim e são, junto com as pessoas, os cheiros, os sons, o que tornou esta missão única.”
[ A.G.A.P.E. MOçAMBIQUE ]
- NUIT 700187691
- Sede legal: Av. de Moçambique km 10 EN 1, Maputo, Moçambique