Entendarte

DESENVOLVIMENTO E PROTEÇÃO DA CRIANÇA​

Através de uma abordagem pedagógica não formal que utiliza a musicoterapia e a arteterapia, o projeto visa estimular os processos de aprendizagem das crianças e dos jovens, melhorar a memória, a autonomia, as capacidades de expressão e a espontaneidade.

COMO TUDO COMEÇOU

O Entendarte nasceu em Moçambique como uma continuação natural do projeto “Armoniosamente” iniciado por Antoniano, outra organização italiana parceira da AGAPE, em 2017. Os resultados da primeira intervenção superaram completamente as expectativas, especialmente em termos do interesse que a musicoterapia, e a arteterapia em geral despertaram nas comunidades, instituições e no público moçambicano. Os jovens que receberam formação em musicoterapia e arteterapia durante os 18 meses do projeto ficaram fascinados com a disciplina e as técnicas e decidiram continuar a estudá-las.

Actividades

WORKSHOPS E ATIVIDADES DE MUSICOTERAPIA, TEATROTERAPIA E ARTETERAPIA

As atividades são de dois tipos, preventivas e terapêuticas, e são levadas a cabo por voluntários nas instalações dos nossos parceiros, trabalhando com crianças e jovens em pequenos grupos de 8-10 ou individualmente. São cada vez mais as organizações que nos pedem para colaborar, sinal de que os resultados são visíveis para a comunidade.

FORMAÇÃO E SUPERVISÃO EM MUSICOTERAPIA E ARTETERAPIA

Primeiro os profissionais Antoniano, e depois os voluntários internacionais trouxeram para Moçambique muitas competências e disciplinas diferentes, da música ao teatro, da arte ao circo. O objetivo é transmiti-las gradualmente aos profissionais locais para que possam ampliar o seu leque de habilidades e prosseguir as atividades de forma autónoma

SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DA COMUNIDADE

Através das técnicas do Teatro do Oprimido, queremos fornecer ferramentas para a mudança pessoal, social e política de todos aqueles que se encontram em situações de opressão. É particularmente eficaz na abordagem de questões que muitas vezes ainda são tabu ou difíceis de tratar, como o casamento precoce, o papel das mulheres ou o tráfico de seres humanos.

E MAIS CRIANÇAS E JOVENS ENVOLVIDOS
0
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS
0

Impacto

O projecto pretende complementar a educação formal com atividades de abordagem não formal, permitindo que as crianças e os jovens desenvolvam e reforcem a sua criatividade e espontaneidade, melhorem a sua autoconfiança e a sua relação com o mundo exterior, bem como proporcionar competências que facilitem a auto-expressão e a comunicação e estimular a aprendizagem da leitura e da escrita.

Immagine WhatsApp 2023-02-02 ore 21.10.21

Parceiros

ACCD Machaka
A.V.I.M.A.S.
Casa Esperança de Katembe
Centro De Reabilitação Psicossocial Das Mahotas (CRPS)
Diapason Progetti Musicali
Escola Especial 1
Escola Especial 2
Escola Nacional de Música
Hlayiseka
Khensany
PASSI Società Cooperativa
Reformar

JUNTE-SE A ESTE PROJETO!

Se tiver competências artísticas pode participar como voluntário, ou pode fazer um donativo para apoiar os musicoterapeutas no seu trabalho com crianças e jovens.