ACTUALIZAÇÃO

Bolsas de Estudo

O ESTUDO PARA CONSTRUIR O FUTURO

Actualização de Agosto 2022 – O projecto das Bolsas de Estudo continua graças a muitos doadores: todos os anos conseguimos inscrever-nos um ou dois jovens numa universidade ou num curso profissional. David é um deles

O David tem 27 anos, é um rapaz moçambicano que, apesar da sua tenra idade, já tem um passado cheio de experiências, formação e trabalho. O seu pai morreu quando ele era muito novo e, sendo filho único, teve de cuidar da mãe desde a adolescência. A sua família é muito humilde, da província de Maputo, ele vem da Manhiça, uma localidade a uma hora e meia da capital.

Apesar de muitas dificuldades, quase conseguiu concluir todo o ensino secundário, o que não é comum num país onde as crianças têm de ir trabalhar cedo para sustentar as suas famílias. Infelizmente, devido a alguns problemas familiares, teve de abandonar três disciplinas antes de se formar. Mas não desanimou e começou logo a trabalhar: a sua grande paixão era crianças e então, ele começou a ser ativista de organizações humanitárias que trabalhavam com as crianças na sua cidade. Trabalhando em grandes organizações, teve a oportunidade de realizar diversas formações e cursos de atualização, até para se tornar um treinador para as crianças mais novas.

AGAPE conheceu-o por acaso, enquanto ele apoiava o trabalho de outra organização como mediador entre operadores e famílias. Ficámos imediatamente impressionados com a sua incrível seriedade, bem como com o seu passado, já repleto de experiências e dificuldades, ultrapassadas graças à sua capacidade e determinação. Por esta razão, o propomos ajudá- lo a obter finalmente aquela qualificação que o pode tornar um profissional para todos os efeitos. Incrivelmente estava muito indeciso: sabia que tinha de sustentar a mãe e uma filha recém-nascida, e temia que os estudos não lhe permitissem trabalhar o suficiente. Além disso, não conseguiu aplicar para a universidade porque tinha de terminar os exames do ensino secundário, então deveria dividir-se entre muitas coisas e não queria desiludir quem lhe dava tal oportunidade.

Felizmente, conseguimos finalmente encontrar uma solução! Hoje estuda educação pré-escolar, que é uma escola profissional que lhe permitirá trabalhar em creches com qualificações e ganhar o suficiente para pagar a universidade, possivelmente mais tarde.

APOIE ESTES MENINOS E MENINAS!

Contribuir para as bolsas de estudo

[ A.G.A.P.E. MOçAMBIQUE ]